BC muda regra, e fatura do cartão terá cotação do dólar do dia da compra!
28 de novembro de 2018
O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou nesta quarta-feira (28) que a cotação do dólar usada para gastos no cartão de crédito no exterior passará a ser a do dia em que a compra for feita. A medida só valerá a partir de 1º de março de 2020.Atualmente, o mais comum é os bancos cobrarem o valor da moeda na data de fechamento da fatura. "Normalmente, [o cliente] compra e paga a taxa de câmbio do dia de vencimento da fatura. Às vezes, o que ocorre é que o que ele compra não é o que ele paga, pois o câmbio se deprecia [dólar sobe]. O que estamos instituindo agora é que a taxa terá de ser do dia em que o cliente comprou", disse. - Fatura detalhada -
O presidente do BC disse que a medida dará ao cliente o "conforto" de saber quanto está gastando em reais.
Os bancos serão obrigados a dizer ao cliente, quando ele está viajando e faz uma compra, quanto ele gastou em reais naquele momento. Poucas instituições financeiras fazem isso, e a maioria tem dificuldade.
Para a fixação do valor em reais na data do gasto, a fatura terá que apresentar a identificação da moeda, a discriminação de cada gasto na moeda em que foi realizado e o seu valor equivalente em reais. A fatura também precisará incluir data, valor equivalente em dólares e a taxa de conversão do dólar para o real.
Em nota, o BC disse que a medida "aumenta a transparência e a comparabilidade na prestação do serviço, padronizando as informações sobre o histórico das taxas de conversão nas faturas. As informações deverão "ser divulgadas em formato de dados abertos, de forma que rankings de taxas possam ser estruturados e divulgados." A nova norma ainda precisa ser regulamentada. "Vai levar um tempo para mudar o sistema do cartão de crédito dos bancos, mas depois vai começar a valer. Muitos bancos já oferecem esse serviço.
Consumidor já pode ir procurando cartões com a taxa de câmbio do dia”, declarou Ilan.
- SD Student Travel e ONG Mochileiros de Cristo unem forças em passeio educativo para o Museu Catavento Parceria reafirma o valor de ações que conectam aprendizado, inclusão e solidariedade.
- ETIAS Europa: o que é e como pode impactar o seu intercâmbio Previsto para entrar em vigor em meados de 2025, o ETIAS afeta diretamente turistas, estudantes e viajantes.
- Tendências de intercâmbio estudantil em 2025: destinos, programas e habilidades do futuro Tendências de intercâmbio estudantil em 2025 e como impactarão o cenário de mobilidade estudantil global.
- Intercâmbio para carreiras científicas e tecnológicas: veja as oportunidades para o próximo ano Em 2025, o cenário do intercâmbio para STEM ganha ainda mais força.
- Superando desafios culturais: lições de um intercâmbio escolar Desafios culturais em intercâmbios ensinam resiliência, empatia e comunicação intercultural, preparando cidadãos globais
- Aumente suas chances no mercado de trabalho com experiências internacionais Viagens internacionais desenvolvem habilidades essenciais como independência, resolução de problemas e comunicação.
- Aplicativos gratuitos que todo estudante deve ter antes de uma viagem escolar Aplicativos gratuitos como Google Maps e Kahoot facilitam a organização e aprendizado em viagens escolares.
- Cerrado brasileiro: a importância das excursões educativas para a compreensão da biodiversidade local Excursões ao Cerrado educam sobre biodiversidade e conservação, unindo teoria e prática em um bioma vital.
- Canada Experience: uma experiência inesquecível com a SD Student Travel Aprenda e explore o Canadá com a SD Student Travel. Um programa educacional que une cultura, diversão e descobertas.
- Experiência transformadora no Sítio do Carroção: aprendizado além da sala de aula Alunos do Anchieta vivenciaram aprendizado e diversão no Sítio do Carroção, com atividades desafiadoras e imersivas.